domingo, dezembro 24, 2006

:: ECS 11 - RELATÓRIO FINAL - GRUPO E


Componentes do grupo: Juçara, Adriana, Daiany, Elisandra, Gisele, Lurdes, viviane



P O L Í T I C A S P Ú B L I C A S

Percebemos que houveram diferentes períodos de lutas em prol da escola pública, porém em todos parece que o menor interesse sempre foi o de educar igualmente o sujeito.

As políticas públicas giram em torno de interesses diferentes do desejo de realmente educar a população. As tentativas contrárias, logo são fortemente abafadas. Com isso a boa educação continua sendo privilégio de poucos.

É ululante que aqueles que tem poder financeiro optarão por escolas particulares para seus filhos, com curso de informática e língua estrangeira. Paralelamente estes alunos tem acesso a academias e outras opções de esporte, bem como a intercâmbios internacionais, melhores estágios, etc.

Absolutamente nada temos contra todo esse pacote educacional, apenas salientamos que não existe política pública que contemple as necessidades dos estudantes de baixa renda e assim continuam as diferenças.

Dessa forma se estreitam as chances da grande maioria, o que mantêm a desigualdade social.

Não tem havido interesses dos governos em desenvolver plenamente o aluno com o dinheiro público.

Políticas públicas no cotidiano da escola e no trabalho do professora

Muito se fala de politicas públicas no Brasil...Que é direito de todos os brasileiros, que forma para o trabalho e estudos futuros, mas se pensarmos bem, que aluno do ensino público consegue passar no vestibular assim que sai do ensino médio?
Qual o preparo que esses alunos tem para ingressar no mundo do trabalho?
Sem falar que é um direito assegurado a educação básica no país, mas quantas mães conseguem matricular seus filhos na educação infantil, e pior, quantas delas sabem que é um direito de seus filhos...
Em nosso país tem muitas leis que norteiam a educação, porém nem todas se cumprem. Em todas as esferas da educação há falhas, desde as desigualdades de salários entre os professores e o nível de educação que os alunos recebem.
Agora com o ensino de nove anos podemos listar poucas escolas que estão preparadas para receber as crianças, muitas nem falam do assunto, a negligência é muito grande, e isso acontece em todo o lugar e se estende no comportamento de alguns professores em suas salas de aula. Uma educação de qualidade tem que ser feitas por todos: governo e sociedade juntos!
Só assim alguma coisa pode mudar...
Presenciamos na mídia inúmeras pesquisas realizadas querendo provar que o ensino público está quebrado.
Avaliam o desenvolvimento de vários níveis, e os resultados realmente são desanimadores. O ponto fundamental é o investimento de recursos financeiros na educação.
Os dados são assustadores, em artigo publicado pela Revista Nova Escola, nov/2006; Luis Carlos de Menezes escreve sobre isso, comparando dados do Brasil com países desenvolvidos, mapeando educação/desenvolvimento econômico vemos que não estamos avançando.

O reflexo de uma sociedade que não investe em educação é aquela que com certeza gastará mais com programas sociais, segurança, frutos de uma falta de base.
Assim como saúde pública inteligente investe em prevenção de doenças, em educação, o enfoque dos recursos, das metodologias deve ser a formação do cidadão e para isso é preciso planejamento, vontade política e capital.


.:: comentários: