segunda-feira, setembro 25, 2006

:: Por que me tornei professora e como vivencio hoje ser professora?


Quando terminei o 1° grau, tive que optar por um 2° grau profissionalizante e optei ser professora. Na verdade eu não fazia nenhuma idéia onde estava me metendo. Achei legal, minha tia era professora e trabalhava só meio turno e ainda tinha longas férias ( não trabalhava no verão). Fiz o curso em três anos e chegou o estágio. Bom, aí foi uma loucura, nada dava certo, um verdadeiro desastre, não sei como fui aprovada. Eu não tinha nenhum domínio de classe e nem sabia o que estava ensinando e nem como ensinar. Por ser persistente fui até o fim. Depois disso jurava que nunca mais ia dar aulas. Após a formatura arrumei emprego numa escolinha, nossa, foi a melhor escola da minha vida, lá aprendi a dominar as crianças e a ensiná-las e descobri que ensinar era muito divertido. Parti da escolinha para trabalhar em escola pública em 1988. Entrei lá sendo verdadeiramente professora, lógico com os anos de experiência fui me aperfeiçoando, criei muita segurança e descobri muitas técnicas de ensinar. Hoje amo o que faço. Desde de 1992 trabalho com dois concursos , portanto trabalho dois turnos, pois a vida é difícil e o salário precisa ser dobrado, as férias ainda continuam longas , mas hoje sinto falta de estar em atividade. Ser professora hoje é ter a oportunidade de lidar diariamente com pessoas que sempre me ensinam algo e eu algo a elas; são pessoas que de alguma forma estão precisando de mim e isso me faz sentir importante mesmo com todas as dificuldades que aparecem e que com paciência e diálogo procuro resolver.

Edilaine Fernanda Velho Guedes
http://edilaineguedes.blogspot.com


.:: comentários: