quinta-feira, setembro 28, 2006

:: POR QUE ME TORNEI PROFESSORA E COMO VIVENCIO HOJE O SER PROFESSOR?




Sempre desejei ser professora! Quando pequena presenciava minha mãe elaborando aulas e testes, corrigindo avaliações e fazendo boletins. Esse universo escolar me fascinava e não tive dúvidas na escolha profissional. Brincava de dar aulas com meu irmão e ficava brava quando ele cansava da brincadeira. Pegava muitas vezes as bonecas para serem os alunos e outras vezes apenas imaginava-os. Entrei no magistério e não via a hora de por em prática a teoria. No 2º ano do curso, apareceu uma oportunidade de substituir uma professora e me ofereci para ir. Nossa que decepção! A turma era muito difícil e a minha inexperiência fez com que não soubesse resolver os conflitos que ocorreram. Pensei em desistir, porém todos disseram que era assim mesmo e com a prática seria diferente. Fiz o estágio e foi bom, não tive grandes problemas. Já são 20 anos atuando e apesar das dificuldades enfrentadas, gosto do que faço e resisto porque acredito que vale a pena. Acredito que nada é por acaso, temos um destino a cumprir, o meu é ser educadora.

Hoje o educador é um ser guerreiro que enfrenta um desafio constante... alunos problemáticos e sem limites; famílias desestruturadas; a tecnologia da informática; a qualificação constante...Os obstáculos a serem superados são muitos,mas em cada vitória faz renascer a esperança e a vontade de continuar. Como disse Paulo Freire: "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo. Os homens educam-se entre si, mediados pelo mundo." Antigamente a escola tinha a oferecer uma bagagem de conhecimentos que não podia ser adquirida de outra forma, hoje ela perdeu esse lugar. A oferta de informação, faz com que os alunos criem um percurso próprio na aquisição de conhecimentos. Consequentemente as aulas formais se tornam obsoletas, sem atração. Os profissionais da educação precisam ser estimulados para consequentemente tornarem suas aulas estimulantes.

http://marciaelisa.blogspot.com



.:: comentários: