sexta-feira, setembro 22, 2006

:: Por que professora?


Alguém conhece a escola Thomé Antônio de Azevedo, em São Sebastião do Caí? Pois é, ele era meu bisavô. Minha mãe sempre conta histórias sobre ele e minha bisavó Amélia, também professora, muito dedicada e envolvida com a comunidade. Crescendo numa casa de professores, minha mãe também seguiu o exemplo, atuando em sala de aula durante vinte e cinco anos. Lembro de acompanhar minha mãe em desfiles e festas da escola, ainda pequena... Em minha família, muitos escolheram esta profissão e dão seqüência a esta tradição da família. Não sei se esta influência foi decisiva em minha escolha, mas sei que estas vivências ajudaram na minha decisão. Minha primeira turma foi em 1986... e desde então, a cada ano, recebo novos alunos, novos desafios... Às vezes, numa semana difícil, costumo me perguntar, por que ainda professora?? E então lembro de tantas histórias, lembro de tantas pessoas, que não é possível esquecer a resposta. Sou professora porque gosto, porque aprendi a importância deste trabalho e porque fico feliz em ver que o resultado do meu esforço é algo vivo, pulsante, real... como a vida das pessoas que encontro todos os dias em minha sala de aula.

educadoresemrede.blogspot.com



.:: comentários: