domingo, setembro 24, 2006

:: Porque me tornei professora




A idéia de tornar-me professora, já estava presente na minha infância, nas brincadeiras com minhas amigas.Durante a adolescência esteve adormecida ,pois tive que começar a trabalhar logo cedo para ajudar nas despesas da casa .Porém, não estava feliz no ramo em que trabalhava e decidi voltar a estudar ,cursei o supletivo do ensino médio no PV Sinos .
Foi nesta época que me encantei com este ofício , admirava a sabedoria e a dedicação dos meus professores .No meio do curso já estava decidida, e ao final fiz o teste de seleção para ingressar no curso de Magistério do "Pedrinho". Nesta época surgiu a oportunidade de trabalhar na Educação Infantil, então passei a conciliar estudo e trabalho,esta experiência foi de muita valia para o estágio do magistério.
Em 2001 concluí minha formação e a dois anos estou atuando nas séries iniciais do ensino fundamental.Acredito estar vivendo um processo de construção,no qual trago como bagagem a teoria, que aliada a minha prática vão me constituindo como professora .Neste processo os alunos são fundamentais, são eles os indicadores do caminho a seguir, existem erros e acertos que contribuem para aprimorar ainda mais esta formação.
Como vivencio hoje o ser professora? A minha prática está baseada no diálogo,no questionamento ,na flexibilidade e no envolvimento dos alunos.Meu objetivo é a construção ativa do saber através de projetos .
No início algumas questões me afligiam muito ,ficava um tanto confusa ,em meio a tantas informações e querendo realizar mil coisas ,me culpando as vezes por não alcançar meus objetivos . Hoje, estou menos ansiosa ,tenho meus objetivos bem definidos ,mas com flexibilidade.Tento sempre oportunizar situações de aprendizagens desafiadoras , compartilho com meus alunos o planejamento das aulas e isso tem enriquecido muito o nosso trabalho . Amo muito o que faço ,fico extremamente feliz com o progresso de meus alunos,com o interesse e com a colaboração que existe entre nós !
Sheila


.:: comentários: