domingo, outubro 29, 2006

:: janda


ECS6-Weber II

Havia feito um texo para a atividade ECS6-Weber. Quando fui publicar a postagem, ela sumiu e não consegui recuperá-la. Detesto fazer as coisas duas vezes. Mas farei. Sei que não vai ficar tão boas quanto a primeira.
Sobre os tipos de dominação, penso que a mais comum é a que se dá por mero costume, do hábito cego de um comportamento inveterado. Fomos educados assim e continuamos a reproduzir esse modelo, como educadores. A dominação que se dá por puro afeto é a mais fiel e duradoura. Também é a mais sutil. Dominador e dominado nem percebem essa relação, às vezes. Mas, o tipo mais comum é a dominaçao que depende de considerações utilitárias de vantagens. Vejo esse tipo de dominação na escola onde trabalho, pois alguns colegas submetem-se a situações descabidas unicamente porque pretendem alguma coisa que depende da boa vontade da direção. Afinal, nem todos têm argumentos intelectuais nem carisma para convencer as pessoas de suas idéias. Quem detém o poder por ocupar o grau mais alto da hierarquia dentro da escola protege-se na dominação legal, burocrática, para deixar as coisas como estão. E tenta convencer a todos que somos apenas servidores ( mas somos educadores, não é?).
Quanto a registrar duas situações dessas relações de poder/hierarquia, fico em dúvida se devo fazê-lo, pois estarei expondo pessoas. Visitarei os blogs dos colegas para ver como fizeram. Por falar nisso nem sempre consigo acessar os blogs. Como devo proceder?


.:: comentários: