domingo, novembro 26, 2006


Andréia Nunes



Gostaria de deixar aqui o convite para que visitem o pbwiki do grupo D e leiam o texto que estamos criando sobre EDUCAÇÃO, TRABALHO INFANTIL E FEMININO .





* Componentes do grupo:
* Andréia Nunes
* Denise de Andrade
* Elizabeth Koch
* Jandira
* Maria Angélica
* Maria Eliane
* Raquel


EDUCAÇÃO, TRABALHO INFANTIL E FEMININO

''"Nós consideramos que a tendência da indústria moderna, em fazer cooperar as crianças e adolescentes de ambos os sexos na grande obra da produção social como um processo legitimo e saudável, qualquer que seja a forma em que se realize sob o reino do capital é simplesmente abominável."''Marx e Engels

Marx e Engel, não escreveram especificamente sobre ensino e educação, porém suas colocações referentes ao tema podem nos servir para fazermos o debate sobre posições sociais, sobre a compreensão do capitalismo, tendo a compreensão de qual contexto viviam:.

* Europa ocidental, século 19;

* Início da revolução industrial;

* surgimento do capitalismo como forma de produção;

* burguesia como classe social dominante;

* aparecimento das máquinas movidas a vapor; produção em larga escala;

* Desaparecimento do modo de produção existente

* trabalhadores urbanos deslocados para as fábricas;

* homens e mulheres do campo também vão trabalhar nas fábricas;


Engels e Marx então apartir deste contexto fazem suas colocações sobre o ensino e educação.

Porém podemos perceber, a diferença de compreensão da infância desta época para a nossa, quando fazem a colocação de suas interpretações sobre a jornada de trabalho infantil quando propoem que as crianças dos nove aos doze anos tenham uma jornada de duas horas de trabalho, as crianças dos treze aos quinze, uma jornada de quatro horas e as crianças de dezesseis e dezessete anos uma jornada de seis horas. Hoje nossa batalha é para que as crianças possam usufruir de lazer e fiquem restritas ao estudo, sem terem que se preocupar com o trabalho.

Sabemos sim, que isto não ocorre, pois com a exigencia de nossa sociedade, e das condições, muitas crianças ainda trabalham e com situações visivelmente piores, passando por exploração e falta de politicas que garantam os diretitos implicitos inclusive por lei, como é o caso do Estatuto da Criança e do Adolescente.´No entanto retratam isto ao dizerem que **"Os direitos das crianças e dos adultos terão de ser defendidos, já que não podem faze-los eles próprios.Daí o dever da sociedade de combater em seu nome."** A falta de atenção com as necessidades sociais, entre elas a falta de acesso à educação e ensino aos trabalhadores, próprio do sistema dominante daquele período, aliadas as horríveis (literalmente) condições de trabalho da população operária, mais dramática ainda no caso do trabalhador infantil e das mulheres, faz com que se estimule uma ação para colocar a proteção destas trabalhadoras e das crianças como prioritária, sendo o acesso a educação das crianças colocado em foco.

Beijos

Andréia Nunes

Obs: Você não visitou o pbwiki do grupo? Então faça isso agora e contribua com seus comentários para a atividade.

Quer uma dica? Com o botão direito do mouse click em GRUPO D vai abrir uma janelinha, click em abrir link em uma nova janela. Você visita nosso wiki e ainda fica neste blog.

Mais beijos

Dia 28/11/06
Colegas, acabei de fazer a postagem final. Como já disse você pode visualizar no wiki do grupo D.
Penso que é necessário rever a questão das imagens no pbwiki, porque desejo colocar mais imagens e o espaço está esgotado.
Aguardanos as visitas.
Beijos


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