segunda-feira, novembro 20, 2006

:: Atividade9-grupoH



A educação da classe trabalhadora, segundo Marx e Engels

Os textos sobre educação escritos por Marx e Engels, não foram publicados especificamente em um livro abordando o assunto, são trechos de livros ou cartas escritos por eles.
Os textos retratam uma época onde a população era composta basicamente de agricultores e camponeses, que na sua maioria eram analfabetos. Estava surgindo nesse período o capitalismo, que favorecia o crescimento das indústrias e pedia a mão-de-obra mais qualificada. Para atender às nescessidades do capitalismo, era preciso instruir os operários para que trabalhassem nas fábricas.
Marx e Engels fazem relatos e críticas ao modelo de ensinoque surgiu na época: um ensino técnico que possibilitasse ao educando ocupando-se de diversas tarefas nas indústrias, com o objetivo de ampliar o processo de produçaõ favorecendo a unicamente e a mais-valia.
Nesses textos os autores citam o trabalho infantil, feminino e adolescente, como sendo muito comum e exaustivo, o que afastava as crianças da escola.
Marx e Engels afirmam que esse modelo educacional, tem como objetivo único, qualificar a mão-de obra barata e reprimir o desenvolvimento da capacidade de pensar, criar e criticar do ser humano.
Eles repudiam a educação ministrada pelo clero, onde a moralidade, submete as pessoas ao domínio religioso e à educação ocorre suprimindo as disciplinas que desenvolvem o pensamento e o senso crítico.
Também é questionada à educação a favor da burguesia e sob o poder do Estado, pois asssim a educação corria o risco de tornar-se instrumento de dominação.
Marx e Engels anseiam pela implementação do Ensino obrigatório e gratuito para todas as crianças e a delimitação do trabalho de crianças, jovens e mulheres. Há uma grande preocupação com a educação da classe trabalhadora e o desejo de que a estrutura social proporcione igualdade, onde haja mudanças radicais na divisão do trabalho.
Parece impossível que quase dois séculos depois, ainda estejamos lutando por uma educação de qualidade e uma escola acessível à todos e infelizmente percebemos o quanto a educação ainda é usada para transmitir ideologias dominantes, que mantenham a diferença e a desigualdade social.

Componentes do grupo: Lisiane Walter
Leila Wassum
Maria da graça
Sandra Werlang( não respondeu ao contato do grupo)
Tania Dutra( não respondeu o contato do grupo)


.:: comentários: