domingo, novembro 19, 2006

:: ECS9 Grupo F - Versão Inicial





Grupo F - Anete, Elsa, Marta, Nilsa e Silvana M., Sandra V.

LIVRO:MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. São Paulo, 1983.

Introdução

Nas obras de Marx e Engels, não existe referências separadas sobre educação e ensino.
Suas análises surgiram como uma crítica as situações que o
capitalismo produziu, queriam a igualdade de classes e a inexistência de dominação.
A divisão do trabalho, consubstancial ao processo de implantaçao do modo de produção capitalista, é o eixo sobre o qual se articulam as colocações de Marx e Engels, sobre o tema da educação e do ensino.Estabelece uma divisão social e técnica entre os tipos de atividade, de aprendizagem, prolongando-se em uma divisão social e técnica que interfere no desenvolvimento do indivíduo, produzindo a expoloração dos trabalhadores, reprimindo o desenvolvimento de sua faculdades criadoras.
Marx e Engels reivindicavam ensino gratuito e obrigatório para todas as crianças, delimitação do trabalho das crianças, dos adolescentes e das mulheres. Sua preocupação é introduzir um ensino novo aliando trabalho manual e intelectual. A abordagem do tema de ensino e educação é feita sobre a perspectiva da classe operária. Pensam em um modelo onde os trabalhadores tenham hegemonia, sem divisão de trabalho e a felicidade substitua a necessidade.
A qualificação da força de trabalho encaminha-se para a produção. A relação entre a divisão de trabalho e a educação e o ensino, é uma articulação que explica os processos educativos e manifesta os pontos onde é necessário mudar para transformar para conseguir emancipação humana. Marx e Engels também fazem referência ao ensino estatal. A proposta sugerida é de sistema de gestão não burocrático, com a intervenção direta da população trabalhadora através de seus delegados e num marco de democracia direta. Repudiava que a burguesia colocasse o aparato escolar a seu serviço.
As referências de Marx e Engels não constituem um sistema pedagógico, mas estabelecem um marco e abrem caminhos por onde o sistema pode começar a construir-se.

Educação, formação e trabalho

O homem deve ser um indivíduo verdadeiro tanto na teoria quanto na prática, sabendo que o pensamento o acompanha e se transforma conforme a necessidade de cada um, que o fundamental é ser e não ter , que necessita desenvolver todos os pensamentos nas diferentes áreas tornando-se um ser diferente, único, que pratica o que senti e pensa, que age e não apenas pensa e se acomoda, que interfere e faz a diferença, que pensa no coletivo. Assim deveria ser a Educação . Mas a partir do capitalismo o homem esqueceu os sentidos físicos e espirituais e criou o sentido de ter, quanto mais possuir melhor é, se apropriando das coisas para si, esquecendo o outro, sendo egoísta, limitando a educação a produção.

  1. O trabalho em grupo na sala de aula proporciona o pensamento coletivo a transformação de idéias e a divisão dos recursos materiais para um objetivo comum. Até que ponto conseguimos tirar proveito dessa modalidade de trabalho? Quando percebemos a diferença entre sentar juntos e trabalhar em grupo?
  2. O professor interfere no trabalho em grupo ou o lança com o objetivo de um fazer pelos outros e melhorar a nota de todos. Será que há a preocupação com o ensinar a trabalhar em grupo, tendo o objetico do compartilhar, do trocar e não fazer pelo outro?
  3. Nos últimos tempos os adolescentes estão cada fez mais preocupados em ganhar bem, os que comseguem e os pais tem condições de pagar uma faculdade, estudam sem se preocupar em trabalhar, em ter experiência, adquirem a teoria mas não tem a prática, assim acabam com o diploma e sem emprego. Por outro lado nas classes com menos condições financeiras os adolescentes preocupam-se em ganhar dinheiro para poder comer e ajudar a família, assim não tem tempo para estudar, adquirem expeiência , mas não concluem nem o ensino médio, não podendo ser promovidos dentro de suas empresas porque não tem a escolaridade necessária. Que educação é essa que não mescla prática e teoria? Até quando as pessoas ficarão acomodadas fazendo o que não querem, sem prazer profissional??
  4. Uma realidade dentro das escolas é o consumismo referente a roupas e calçados de marca, ás vezes os pais deixam de comprar material escolar e até comida, para seu filho estar na moda e ser aceito nos grupos, prevalecendo o TER e não SER


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