quinta-feira, dezembro 28, 2006

:: Avaliação final 1 Anete


MEMORIAL DESCRITIVO

Sou a sexta filha de uma família de dez irmãos. Somos seis meninos e quarto meninas.Filha de pequenos agricultores, nasci e cresci num pequeno lugarejo chamado Alfama, no interior de Montenegro, onde meus pais residem até os dias de hoje.
Estudei até a 4ª série do Ensino Fundamental na Escola Municipal Dona Clara Camarão, a mesma situa-se em Alfama.
Ao concluir a 4ª série tinha só dez anos e eu adorava os livros, mas tive que deixar de estudar, porque a escola oferecia e ainda oferece somente ensino até a 4ª série.
Tive que ficar sem estudar, pois morávamos longe da cidade e não havia transporte escolar. Assim, eu e todos meus irmãos tivemos o estudo interrompido ainda no começo de uma, talvez, grande caminhada.
Mas o sonho de estudar e de ser professora não acabou. Eu era triste por não poder dar continuidade aos estudos, mas me realizava quando brincava de aulinha com meus irmãos menores, eu sempre era a professora.
Aos dezessete anos fui trabalhar na cidade e voltei a estudar, concluí o Ensino Fundamental e Médio, hoje reconhecido como Básico. E o sonho que trazia junto comigo não estava realizado, o desejo de ser professora era muito forte.
Em 1992, decidi cursar o curso de Magistério. Então já casada, com dois filhos, fui em busca do meu ideal. Findando o ano de 1995, eu estava me formando professora. O sonho já não era mais sonho e sim realidade.
Iniciava o ano de 1996, mês de janeiro, prestei o concurso público, era a oportunidade, e o sonho de atuar em sala de aula estava bem próximo. Me preparei, estudei muito, e para minha realização fiquei bem colocada no concurso e logo fui nomeada , me tornando professora do ensino da rede pública do Estado, em abril de 1997, iniciando minha atuação docente numa escola de periferia. Foi muita felicidade, enfim realizando meu sonho, podendo dar minha contribuição para a formação dos sujeitos integrantes naquela comunidade escolar. E o tempo passou e a necessidade de aprimoramento aumentando, era o nível superior que estava faltando. Busquei-o, fiz quatro semestres de Pedagogia na Unisinos, mas minha condição financeira não permitiu a continuidade do curso. Portando, o desejo de me aprimorar profissionalmente ficou adormecido, até que um dia, na escola no horário do intervalo, uma colega chegou trazendo a boa nova, o vestibular do curso de Pedagogia a distância na UFRGS, para professores com regência de classe e que ainda não teriam nível superior.
Fiz o vestibular, era um dia de frio intenso, que eu nunca esquecerei. Quando chegou o resultado informando que eu havia sido aprovada, foi só euforia..., e aí então,começou uma nova caminhada, com muito esforço, angústia, satisfação e orgulho.
Ser aluna desta conceituada Universidade é um privilégio, são poucos os que têm esta oportunidade, portanto, para mim é motivo de muito orgulho. Porém, é bem complicado conseguir acompanhar as atividades propostas pelas disciplinas, são muitas leituras, ferramentas tecnológicas, funcionalidades a serem descobertas, exploradas e assimiladas.É muita ?coisa?ao mesmo tempo, e sem falar das atividades realizadas que desaparecem e não mais conseguimos localizar.
Ao mesmo tempo, em que me sinto feliz por estar cursando Pedagogia, tudo que citei como dificuldade anteriormente, produz muita angústia e faz com que eu me desequilibre e perca a serenidade em alguns momentos. O fato de realizar as atividades sem ter certeza de que estão corretas ou se correspondem ao esperado pelos professores, causa muita insegurança.
Eu quero muito continuar no curso, mas continuar neste ritmo, sem saber dominar a tecnologia e consequentemente a linguagem técnica, trabalhando 44 haras semanais, com sinceridade, é muito difícil.
As propostas de estudo foram ótimas, sem sombra de dúvida, mas a nossa realidade é outra. Não era pré - requisito no ato da matrícula, dominar a linguagem técnica e a máquina, logo não é possível sermos comparadas com os estudantes do curso presencial.
Durante o transcorrer deste ano letivo trabalhei com Pré ? Escola e 1ª série. Foi bem difícil conciliar trabalho, estudo e família. Para realizar algumas atividades tive que faltar com o compromisso com meus alunos, na escola, para ir ao Pólo e contar com a ajuda das tutoras. Claro, fico muito grata e compreendo também que o curso foi muito bem elaborado, planejado, mas ficou muito complexo, principalmente para minha realidade, porque saber usar as ferramentas, os espaços virtuais exige uma base, caso contrário a absorção desejada dos conteúdos acaba por não acontecer na sua totalidade.
Por assim ser, minha família ficou em último plano e ficará, caso o curso continue neste ritmo, ela precisará suportar minhas loucuras, meus momentos de desespero, quando ocorrer acúmulo de atividades. Lamento porque acredito na hipótese de quando nos preocupamos com a quantidade podemos estar correndo o risco de perder a qualidade.
Mas tudo passa, penso que logo eu e minha família nos adaptaremos a esta nova realidade, até porque é extremamente necessário o aperfeiçoamento profissional.
O curso, mesmo embora, em algumas tarefas eu tenha ficado um pouco perdida, trouxe grandes contribuições para meu fazer pedagógico em meu dia ? a- dia de sala de aula. As diversas leituras nas diferentes disciplinas deram suporte para que o conhecimento compartilhado ocorresse, pois professor e aluno aprendem juntos Também pude identificar os textos de Weber no ambiente escolar, nas relações inter pessoais, na hierarquia, etc, principalmente aquele que falava sobre dominantes e dominados. E assim, têm muitos outros para citar.
Quando penso em educação, penso como num todo, porque estamos sempre, em qualquer lugar e tempo aprendendo, buscando ensinar e aprender. Naturalmente o ensino oferece conhecimento, fornece saberes. Educação é algo mais profundo tendo entre seus objetivos a passagem da cultura de geração para geração. Em outras palavras, é promover o desenvolvimento das capacidades intelectuais, morais e sociais dos sujeitos. Desta forma é de suma importância identificar, respeitar e valorizar as diferenças e as vivências dos educandos.
No geral, a aprendizagem construída durante o semestre fora bem marcante. Pois, devido às leituras, tarefas, o corre ? corre, o desespero com o computador que não colaborou em determinados momentos, a queixa do marido, dos filhos por não ter tido tempo para eles, enfim, isto tudo contribuiu para que eu compreendesse que tudo é aprendizagem, até mesmo com o erro aprendemos,
Antes de iniciar o curso desconhecia por total o computador, hoje verificando minhas atividades me sinto muito feliz comigo mesma, e só tenho a agradecer aos queridos professores e tutoras. A contribuição destes foi decisiva para que houvesse a transformação e construção do conhecimento até o momento por mim adquirido.

PS. Socorro! ! ! Ainda não sei fazer link! ! !


.:: comentários: