domingo, dezembro 31, 2006

:: Sandra Oliveira - Avaliação Final 2


Texto /justifica:



Nome: Sandra Oliveira

Aprendi muito neste semestre.
Todos os trabalhos que fiz foram novidades pra mim devido ao uso das tecnologias.
Foi um período de grandes descobertas, mudanças e releituras.
Nossas primeiras atividades foram no pbwiki, onde escrevemos um pouco da nossa história e iniciamos nossos caminhos pela tecnologia, seguindo a trilha.
Depois construímos nossos blogs onde registramos nossas reflexões, expomos nossas opiniões e conhecemos as opiniões dos colegas.É, sem dúvida um documento do nosso saber.
Acessamos nossos emails onde sabemos das novidades e podemos nos comunicar com os colegas e onde recebemos notícias diretas dos professores e tutores. É onde, as vezes, choramos um pouco também.
Descobrimos tantos recursos e muitas formas de comunicação.
O computador não fazia parte do meu cotidiano e quando queria jogar paciência chamava um dos filhos para ligar a máquina. Este era meu relacionamento com esta tecnologia.
O que mais me impressionou em tudo que aprendi neste semestre foi o webfolio, nossa pasta virtual para guardar nossos trabalhos. Fico vasculhando o meu e os webfolios das colegas e sempre aprendendo.
E preciso citar até mesmo os recursos mais simples como os editores de texto e as maravilhas do PowerPoint.
Fizemos releituras de Saramago, Marx, Durkheim, Paulo Freire, Libâneo...Então descobri o mundo das pesquisas virtuais. Agora estou o tempo todo que tenho em casa lendo no computador. Esta é a parte que mais gostei: as leituras.
Difícil escolher uma produção apenas, porque senti muita dificuldade em concluir meus trabalhos e muito orgulho a cada nova etapa vencida.
Não consigo definir a proporção que todas estas mudanças estão influenciando o meu pensar pedagógico, no meu embasamento teórico e mesmo no meu saber.
Porém o trabalho que escolhi foi a produção do jornal que foi pedido pela interdisciplina em que mais senti dificuldades: TIC?s.
Passei muito tempo pesquisando, coletando material, esquematizando tudo, somando, estabelecendo e na hora de postar não conseguia. Foi literalmente um sofrimento. Neste ínterim tive uma experiência pessoal muito sofrida que se juntou a uma segunda experiência pessoal mais sofrida ainda que foram a falta do meu aparelho que expôs minha vulnerabilidade perante os seres normais e a hospitalização do meu companheiro gerando a angústia da certeza da nossa vulnerabilidade perante a vida.
Foram situações aliadas as dificuldades de conclusão do meu trabalho que constituíram um desafio muito grande.
Sei que todas as vezes que rever meu jornalzinho vou lembrar desta passagem da minha vida e sentir um gosto de superação.
Sem contar que estão ali gravados algumas lembranças dos meus alunos deste ano.
Felizmente dificuldades superadas, mas com certeza deixaram marcas profundas.

Eis aí o meu jornal.

Talvez ele não demonstre o muito que aprendi no pbwiki, no blog, nas viagens da Su, nos caminhos das Tic?s, mas é um marco.


.:: comentários: