sábado, janeiro 06, 2007

:: Maria Luiza R. Riess/Avaliações finais 1 e 2


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Educação
PEAD



Interdisciplina Seminário IntegradorI



MEMORIAL





Maria Luiza Ramos Riess
Turma D
1º semestre
Pólo São Leopoldo





Dezembro/2006
Reflexões sobre minha trajetória no PEAD


Estar no PEAD hoje, foi uma conquista quase que inesperada, pois quando soube do curso por meio de divulgação na escola e de alguns colegas, deixei levar-me pelo medo da reprovação no vestibular. Acabou passando o prazo e encerrou as inscrições para o vestibular, veio então, o arrependimento de ter deixado passar esta oportunidade. Mas tal para minha surpresa quando soube da prorrogação quanto ao prazo de inscrições. Encorajada por colegas que já haviam se inscrito e também impulsionada pelo desafio, efetuei minha inscrição e fiz o vestibular com cara e coragem, sem ao menos ler algo sobre os conteúdos.

Acompanhei o gabarito pelo site da UFRGS, minha ansiedade aumentava em cada acerto, pois sabia que a redação pesava muito. Finalmente, para alívio meu consegui minha aprovação no vestibular e no dia 28 de agosto estava com o comprovante de matrícula em minhas mãos.

Ser aluna da UFRGS é um orgulho, sempre soube que o processo seletivo do vestibular é muito difícil. E ser do PEAD ainda mais por ser inovador e o primeiro da área da Educação a ser oferecido pela Universidade. Além de tudo isso me dá a chance de cursar a graduação numa Universidade Federal, tão bem conceituada.

Em minha escola foi uma festa, todas que haviam se inscrito passaram no vestibular. Ana Lúcia, Fernanda Beatriz, Daiany e eu, todas nós aprovadíssimas. Posso dizer que durante este semestre caminhamos juntas uma auxiliando a outra, passando materiais para xérox, trocando informações, idéias e fazendo desabafos, e acima de tudo uma dando apoio à outra, incentivando para que nenhuma desistisse mediante tantos percalços e obstáculos.

O mundo virtual foi um deles, uma adaptação desafiadora e estressante para quem pouco sabia sobre informática e que depois de 40 horas de trabalho escolar retornar para casa, atender a filhos e marido e esperar que todos se acomodem para enfrentar pela madrugada, outra carga horária de trabalho frente a um computador de internet discada, que me deixava ?louca? com sua lentidão.

Minha vida que já estava um tanto acomodada de casa para o trabalho e vice-versa mudou do dia para a noite, apesar de não precisar sair de casa para estudar horas de sono perdi em frente da tela do computador e lá também perdia a noção do tempo, mexendo, clicando e clicando até descobrir coisas que nunca imaginava fazer no computador.

As leituras sugeridas e trabalhos propostos pelas interdisciplinas muito acrescentaram e influenciaram minha vida pessoal e familiar, bem como profissional quanto educadora e modificaram meus pensamentos sobre educação que já necessitava de uma reciclagem. Até mesmo aquelas leituras feitas meio contra gosto de difícil entendimento e que muitas vezes precisei ler e reler várias vezes, para poder extrair meu entendimento sobre o assunto. Conhecer um pouco do conhecimento de grandes filósofos e pensadores que contribuíram com a educação, me fez repensar sobre minha prática educativa e sentir tamanha responsabilidade e comprometimento com o ?ser professora?, ser que não é dono do saber, mas que é mediador, incentivador dos aprendizes na busca de suas próprias soluções, para que se tornem indivíduos confiantes na sua capacidade, com autonomia de pensamento e decisão.

Li muito, assisti a filmes, comentei, participei dos fóruns das interdisciplinas aprendi muito também sobre as TICs e a utilizá-las,

Procurei, na medida do possível, sempre estar em dia com os trabalhos para que não acumulassem, pois sabia que a cada semana teríamos mais atividades para desenvolver.

Lembro das aulas presenciais que foram essenciais para o nosso crescimento. Conhecemos a todos os professores, alunos de São Leopoldo e tutores que nos auxiliaram do início ao fim de forma incansável.

Agradeço as palavras de apoio da Professora Cíntia e Professor Leonardo que nos tranqüilizaram nos momentos difíceis, bem como deram suas recomendações de que organizássemos da melhor maneira nossa vida particular, a fim conseguirmos conciliá-la com os estudos.

Agora posso dizer diante de tudo que valeu e muito para o meu aprendizado e que lutei contra todos os fantasmas que me perseguiram, do desespero, da angústia, do medo, da incerteza...

E hoje, no final deste primeiro semestre, estou mais confiante em meus propósitos como educadora, segura do que quero com a certeza que não sou mais a mesma que iniciou o PEAD e que modificarei muito na forma de pensar e ser até o final desta caminhada.



?Quem ensina aprende ao ensinar
e que aprende ensina ao aprender.?
(Paulo Freire)
São Leopoldo, dezembro de 2006.


Meu
?documento testemunho?


Razões pela minha escolha

Passando por um semestre intenso com respeito a uma proposta inovadora do curso de licenciatura em pedagogia à distância que abrangeu conteúdos específicos à educação, apropriação tecnológica e interação com diferentes professores, tutores e colegas, formando laços de amizade e trocas, realizei muitas atividades entre as quatro interdisciplinas:

· Seminário Integrador I;
· Escola, Projeto Pedagógico e Currículo;
· Escola, Cultura e Sociedade;
· Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação.

E dentre as quais selecionei para documento testemunho meu blog que pelo qual consumiu parte de meu tempo e também por ter exigido de mim paciência, muito esforço e dedicação. Nele visualizo virtualmente o desenvolvimento de minha caminhada na interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade, que crescia a cada semana que passava. Através dos blogs conheci colegas de outros Pólos e pude ver o desenvolvimento de seus trabalhos também.

Cada texto elaborado, cada imagem pesquisada, cada pensamento postados, cada comentário lido, cada trabalho de grupo discutido fazem parte de um aprendizado que com certeza levarei para sempre comigo.





Maria Luiza Ramos Riess


.:: comentários: