quarta-feira, janeiro 10, 2007

:: mariaangelicahofmannatividadefinal1


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA ? EAD

PÒLO SÃO LEOPOLDO

INTERDISCIPLINA SEMINÁRIO INTEGRADOR

TURMA ?D?

1º SEMESTRE

ANO 2006

ALUNA MARIA ANGÉLICA HOFMANN

ATIVIDADE FINAL 1

MEMORIAL DESCRITIVO




"Nada lhe posso dar que não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar, a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo."
Hermann Hesse



Minha caminhada no Curso começou no dia em que vi a noticia do vestibular no jornal VS. Pensei: é a oportunidade única que terei em concluir um Curso Superior. Mas os dias se passaram e comecei a pensar que seria difícil conciliar estudos, casa, trabalho, família... Enfim, achei que meu tempo já havia passado. Afinal, pensei, já não sou mais adolescente, que faz mil coisas:?chupam cana e assobiam ao mesmo tempo?.

Em meio aos meus pensamentos, nem percebi que o tempo passou,e, infelizmente passou-se também o prazo de inscrição. Há, deixa pra lá! Mas, como num passe de mágica, num ?pirimpimpim?, como diz o meu filho, recebi a notícia de que as inscrições haviam sido prorrogadas. Então, alguns anjos da guarda da minha escola me apoiaram e me fizeram perceber que nunca é tarde para o saber, o redescobrir. Então, conforme o pensamento de Hermann Hesse , recebi a oportunidade, o impulso, a chave. O restante deveria buscar em minha própria alma. Então, busquei em mim mesmo aquela força, aquela vontade adormecida, e , finalmente fiz minha inscrição.

Era o inicio de um novo desafio: passar no vestibular. Não havia muito tempo para estudos, mas como já havia estudado para o Concurso do Município, ainda guardava alguma coisa na memória. Pensei, vou com a coragem e o coração (o sonho). Quando saiu o listão, não acreditei. Havia sido aprovada. Foi tripla felicidade, pois junto comigo duas colegas de escola também foram aprovadas. Começamos então a pensar em como seria bom sermos colegas também na Universidade, podermos dividir mais esta experiência.

As aulas tiveram início, e com elas, surgiram as dificuladades. Tudo era novo: pbwiki, blogs, emails, webfólio, slides, fórum... Foi uma loucura!!! Graças as minhas colegas de escola, as tutoras, professores, que foram como anjos da guarda, consegui aos poucos ir superando as dificuldades. Percebi que através desta caminhada consegui superar limites e crescer como pessoa e principalmente como profissional, pois consegui melhorar o planejamento diário com meus alunos, através do uso da Informática., buscando atividades diferentes e também através das leituras sugeridas, percebi o quanto é importante nosso papel de educadores, para o crescimento da qualidade do ensino em nossas escolas.

Cada um de nós , pode dar a oportunidade, o impulso, a chave para que nosso aluno possa redescobrir seu mundo interior, através de sua alma, aumentando assim sua auto estima, sua capacidade de ser autor de sua própria aprendizagem. Também percebi o quanto é importante a introdução das tics no ambiente escolar, tornando as aulas mais prazerosas, contribuindo assim para uma aprendizagem mais significativa para o aluno. Devido a questões particulares, pensei várias vezes em desistir do Curso. Só não o fiz, por encontrar em meu caminho pessoas maravilhosas que me apoiaram; com palavras de carinho e estímulo me incentivaram a seguir adiante. Hoje, graças a elas, estou tentando colocar em dia minhas atividades em haver, driblando casa, família. Mas como estou de férias da escola, está sendo mais fácil reorganizar o tempo.. Tenho ainda algumas dúvidas em relação a informática, o que tem me dificultado um pouco na realização das atividades. Mas, com vontade, espero conseguir supera-las.Com certeza, no próximo semestre aparecerão novos desafios, mas que, serão superados com garra e determinação.
Tenho convicção de que este Curso só trará bons frutos, pois com certeza estamos numa caminhada de construção do conhecimento, onde o principal enfoque é contribuir para a melhoria na qualidade de ensino .
É com este intuito, que, apesar das dificuldades pretendo seguir minha caminhada durante os próximos semestres de curso, através da socialização de saberes,dúvidas, angustias, sonhos...



?Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade.? (Walt Disney)



Maria Angélica Hofmann


.:: comentários: