quarta-feira, janeiro 03, 2007

:: Memorial Aline Veloso Leal


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA
PÓLO DE SÃO LEOPOLDO












MEMORIAL









INTERDISCIPLINA: SEMINÁRIO INTEGRADOR
TURMA: D
1º SEMESTRE
Este ano que passou foi marcado por muitos acontecimentos importantes em minha vida, alguns momentos muito alegres, outros tristes. O mais alegre foi o nascimento do meu filho e o mais triste o acidente que meu pai sofreu, ficando 30 dias hospitalizados na Uti, mas no final tudo ficou bem.
Para o ano de 2006, tinha como meta retornar aos estudos, pois seria agora ou nunca, então prestei vestibular na ULBRA, mas não pude cursar devido ao alto valor da mensalidade, então fiquei entristecida. Dias depois fiquei sabendo que a FEEVALE teria um novo vestibular para preencher as vagas do curso de Pedagogia Fisem (o curso tem descontos e ocorre aos finais de semana), prestei vestibular novamente e fui aprovada, fiz a matrícula e estava empolgada. Como estava grávida e meu filho nasceria em fevereiro teria que fazer as atividades em domicílio, tendo 90 dias de licença maternidade, mas com a chegada do Enzo as coisas complicaram, não podia deixá-lo o dia todo sem amamentá-lo, então acabei desistindo mais vez.
A minha irmã também havia feito vestibular na vestibular na FEEVALE e continuava cursando, apesar das dificuldades. Foi aí que ficamos sabendo por intermédio de uma amiga dela, sobre o vestibular da UFRGS e o curso a distância.
No primeiro momento não queria prestar o vestibular, já estava muito frustrada por tantas tentativas, mas pela insistência da minha irmã, fomos fazer o vestibular, e que alegria, nós duas fomos aprovadas.
Tinha certo receio do curso à distância, ou até posso dizer preconceito, pois acreditava que o curso não teria qualidade.
Com o início do curso, o meu conceito foi se modificando e fico feliz em poder dizer que sou aluna da UFRGS em um curso à distância, e principalmente modificar o rótulo que as pessoas fazem a respeito.
Na minha vida pessoal, foram muitas mudanças desde o início do curso, não foi fácil conseguir organizar o tempo, com o número de atividades para serem realizadas (leituras, produções escritas, ...), bem como com as que já possuía, trabalho, casa, família,... O que também dificultou muito foi o acesso à internet, devido à mesma ser discada, por isso não é em qualquer horário que posso trabalhar. O excesso de valor na conta telefônica foi motivo de muitas discussões, mas tudo bem.
Também fiquei muito tempo afastada da família, devido a tantas tarefas em cada uma das interdisciplinas.
Estudar na Ufrgs, com certeza é um privilégio e eu estou muito feliz em conseguir realizar o sonho de cursar uma graduação, a qual abre muitos caminhos na sociedade atual.
No decorrer do semestre realizando as tarefas pude acrescentar muitos conhecimentos novos e mudar conceitos já adquiridos, trocar idéias e experiências com colegas e professores.
Outra coisa muito importante é o embasamento teórico, o qual proporciona em nossa prática mais segurança. Todas as produções serviram para aprimorar e refletir sobre a minha prática pedagógica. Acredito que tudo foi muito significativo durante este semestre, o aprendizado coletivo e a maneira não convencional de adquiri-lo, utilizando as ferramentas da internet, com as quais não estava habituada, foram muito válidos e estamos somente no começo, temos muitas coisas para aprender no decorrer do curso, fiz o possível para realizar todas as produções e acredito que tive um bom desempenho.



.:: comentários: