quarta-feira, janeiro 03, 2007

:: Memorial- Fabiana veloso Leal




Universidade Federal do Rio Grande do Sul
UFRGS

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA
PEAD
PÓLO DE SÃO LEOPOLDO









MEMORIAL
Atividade Avaliativa






Interdisciplina Seminário Integrador
Professores Coordenadores: Cíntia Boll e Leonardo Porto
Aluna Fabiana Veloso Leal

São Leopoldo, 04 de janeiro de 2007.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
UFRGS
Licenciatura Em Pedagogia a Distância
PEAD
Memorial Descritivo

Este ano foi um pouco atípico em minha vida. No final de 2005, início de 2006, decidi que iria estudar, pois precisava buscar uma graduação. Então, prestei vestibular na ULBRA e fui aprovada, mas no momento da matrícula, descobri que, como o valor era muito alto, não poderia estudar. Fiquei bastante decepcionada, mas não desisti da idéia.
Busquei informações em outras Universidades, e acabei descobrindo que a FEEVALE faria um novo vestibular, para preencher as vagas que ainda estavam sobrando. Novamente fui aprovada e iniciei o curso de Pedagogia FISEM (final de semana), sendo que trabalhava 20 horas só para custear as despesas com o curso. Por intermédio primeiramente de uma colega, fiquei sabendo que a UFRGS estava promovendo um vestibular-edição especial - para professores já nomeados na função. Posteriormente, através do jornal, inteirei-me de todas as informações. Senti, que esta seria a minha chance de iniciar e concluir um curso de graduação em Pedagogia.
Participei do processo seletivo, com bastante receio em não conseguir aprovação, já que não havia me preparado e há um certo tempo estava afastada de conteúdos mais complexos. Porém, para minha surpresa, fui aprovada.
Até aqui, tudo tranqüilo, mas iniciado o curso as modificações foram muitas no meu dia-a -dia. No começo sentia-me um pouco constrangida em dizer as outras pessoas que fazia um curso à distância, pois inclusive eu, sempre fui um pouco preconceituosa em relação à qualidade que os mesmos ofereciam, devido a comentários sobre alguns cursos feitos por colegas, aqui na região. No entanto, ao longo deste semestre, fui quebrando paradigmas e revendo alguns dos meus conceitos, e hoje afirmo e falo para quem quiser ouvir, que faço um curso à distância, que sem dúvida, pelas experiências que já tive, nos cursos que havia iniciado e não concluí (Educação física, Enfermagem e Pedagogia), que a qualidade deste curso é incomparável a de um curso regular.
Em minha vida pessoa, não só eu, como a minha família, também perceberam as mudanças que ocorreram após o início do curso. Devido a não ter acesso a Internet banda larga, necessito sair de cãs e me deslocar a cãs de parentes ou curso de informática, ou a lan house, passando assim, um longo tempo ausente do convívio familiar. Também, quando estou em cãs, necessito estar lendo e fazendo as minhas produções, já que o número de atividades é grande. Foi preciso, realmente utilizar e aproveitar o tempo da melhor forma possível, para conseguir realizar as tarefas propostas por cada interdisciplina. Sem dúvida a sociedade valoriza e respeita mais as pessoas que já possuem curso superior, ou que estão buscando essa formação, e quando digo que sou aluna da UFRGS, é visível a expressão de admiração e espanto das pessoas.
Gostaria de citar algumas expressões utilizadas por uma professora na semana presencial que tivemos no início do curso, onde ela disse: -A UFRGS não é para qualquer um!, - Acharam que seria fácil se aluno da UFRGS? Realmente, naquele momento eu percebi como iria se desenvolver o curso. Nada de ?conversa fiada? ou brincadeiras. Há uma seriedade em todos os trabalhos realizados.
Em meu trabalho, pude aprimorar muito do que já vinha fazendo e realizar muitas coisas novas, uma vez que se tornou um facilitador o fato de que a turma é composta exclusivamente por professores, sendo possível uma troca de experiências constante e também, que o conhecimento científico nos proporciona segurança para agir conforme é preciso.
Ao longo das leituras, discussões e produções fui relacionando sempre, com as minhas vivencias e refletindo sobre o que fazia certo e o que ainda precisava melhorar. Os conteúdos estudados na interdisciplina Escola, Projeto Político Pedagógico e Currículo, por exemplo, contribuíram muito na avaliação e reformulação que fizemos no Projeto Político Pedagógico em minha escola.
Penso que a cada autor que estudamos acrescenta algo para nossa concepção de educação e aprimora nossa prática pedagógica. Porém, o legado desses autores é expressivo e também muito complexo, o que requer muita leitura, reflexão e estudo.
Neste semestre, todo esse conhecimento acresceu e muito no meu pensamento sobre educação. No entanto, tenho certeza, que não é em apenas um semestre que as mudanças significativas ocorrerão, e sim ao longo do curso, em cada semestre, juntando as aprendizagens de cada interdisciplina, as trocas e as construções coletivas.
Durante este período, a minha maior dificuldade, foi com relação ao número de atividades, o tempo para fazê-las e o acesso a Internet (sem previsão para o meu bairro) e a realização de trabalhos em grupo. Também, não entendi muita bem a finalidade da tutora da sede, uma vez que nunca recebi qualquer aviso ou contato por parte da mesma.
Enfim, ainda estou me apropriando de tantas novidades com relação ao curso, principalmente no que se refere ao uso da tecnologia. Mas considero um grande avanço o meu desempenho, visto que, em tão pouco tempo consigo perceber meu próprio crescimento, principalmente em minhas produções. Todavia, pretendo aprimorar e aproveitar em minha docência os conhecimentos aqui adquiridos, adequando-os a realidade em que minha escola está inserida.




.:: comentários: