quinta-feira, janeiro 04, 2007

:: neusasiqueira1_avaliacaofinal1


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ? UFRGS.

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA ? EAD.

PÓLO SÃO LEOPOLDO.

INTERDISCIPLINA SEMINÁRIO INTEGRADOR.

TURMA ?D?

1º SEMESTRE

ANO 2006

ALUNA NEUSA MARLENE SIQUEIRA

AVALIAÇÃO FINAL 1

MEMORIAL DESCRITIVO


? A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para que eu não deixe de caminhar.?
Fernando Birri, cineasta.



Minha história e minha paixão pela educação, começaram muito cedo e distante de São Leopoldo.

Quando criança morava no interior de São Luiz Gonzaga, época de muitas dificuldades e poucos recursos, mas época em que se formavam grandes valores e bons hábitos e atitudes. Na inexistência de meios de comunicação e informação, como por exemplo, a televisão, o tempo era ocupado com leituras de livros, diálogos e brincadeiras criativas.

Tive no meu tempo de criança, o privilégio de conviver com professores que vinham lecionar na localidade e se hospedavam em minha casa, por ser perto da escola e possuir espaço.

Meu pai homem calmo e extremamente correto, apesar de pouco estudo muito inteligente, via o professor como um ser muito especial. Eu ganhava de presentes dos professores livros de historinhas infantis, que eram minhas relíquias.

Quando terminei a 8ª série, o meu avô materno já morava em São Leopoldo, vim morar com ele para cursar magistério no Colégio São José.

Em 1981, concluí o curso e fiz estágio na Escola Salgado Filho, onde permaneço até hoje como professora. Estes vinte e cinco anos de caminhada no magistério Leopoldense foram anos de muitas lutas, conquistas, derrotas, alegrias, tristezas, satisfações e insatisfações, tanto na vida profissional como para a educação.

Posso citar alguns fatos importantes da história do magistério público Leopoldense a qual participei:
- Criação do Sindicato dos Professores;
- Diversas lutas e reenvidicações para melhoria da carreira dos professores e do ensino em geral do município;
- Criação do Plano de Carreira do magistério;
- Conquista da eleição de diretores de escola;
- Anos de luta em prol de um prédio novo para a Escola Salgado Filho, entre outras.

Moradora desde 1983 no mesmo bairro em que se situa a escola, tenho um ótimo relacionamento com a comunidade escolar e para isto sempre mantive uma postura íntegra de muito respeito e socialização.

Nesta minha fala tentarei explicar o motivo pelo qual, em todo esses longos anos não busquei uma formação superior. Casei logo no início da minha carreira profissional, a casa própria foi prioridade, depois vieram as duas filhas, a parte financeira sempre muito no ?limite?, contribuí para que minha irmã fizesse o curso de magistério, hoje é professora no município de São Luiz Gonzaga, em suma o problema foi mesmo financeiro.

Mas no contra ponto, posso afirmar que apesar de não ter estudado, nunca fiquei apática ou acomodada, muito pelo contrário, penso que sempre fui muito inquieta em relação a minha profissão e a educação como um todo. Mantive-me sempre bastante integrada com todas as mudanças pertinentes à educação. Quando participava de palestras e reuniões, sempre procurei tirar o máximo de proveito para aperfeiçoar as minhas práticas em sala de favor do aluno. Dentro da escola sempre tivemos espaços para discussões em favor do crescimento profissional coletivo e melhoria do ensino.

Também não posso deixar de mencionar aqui, a importância que o partido político a qual me engajei em 1983 e participo até hoje, teve no meu crescimento profissional, no aperfeiçoamento do meu senso crítico e na minha formação cidadã. E hoje, esse partido que é governo me possibilita ainda mais, a minha formação superior, através das políticas educacionais.

Logo quando soube da possibilidade deste curso, fiquei eufórica e tive a certeza que passaria nas provas e faria o curso. Mas depois das primeiras aulas, pensei em desistir, achava tudo muito difícil, conhecer os programas, leituras, entender as atividades, produzir textos, postar no blog, copiar, fazer e postar arquivos, foi aí que percebi o quanto ainda poderia e deveria aprender. Parei, reorganizei o meu tempo, a minha vida e segui.

Hoje com muita alegria e orgulho, digo que estou vivendo uma nova fase em minha vida pessoal e profissional, pois este CURSO DE PEDAGOGIA, QUALIDADE UFRGS, À DISTÂNCIA E GRATUÍTO, é sem dúvida para mim um sonho, um sonho realizável. A minha vida inteira sonhei com uma formação superior, não apenas para ter um diploma a mais, mas sim, para poder participar dos assuntos pertinentes à educação com mais segurança com embasamentos teóricos e para contribuir com a melhoria do ensino.

Este curso já no primeiro semestre me proporcionou inúmeras aprendizagens, uma delas é a área da informática. Eu que pensava, antes do curso, que não precisava saber muito em relação a esta tecnologia, tenho hoje consciência que é fundamental que os professores tenham um conhecimento considerável nesta área, para que as aulas se tornem mais prazerosas e haja um avanço no ensino.

Tenho a expectativa de que este curso, não é curso vinculado a decorar fatos, e sim proporcionar uma trajetória de construção de conhecimentos, com o objetivo concreto de melhoria da qualidade do ensino, e assim concluo, dizendo que estou bastante animada em aprender para poder enriquecer minhas aulas, beneficiando assim sem dúvida os alunos, que são objeto maior dentro da realidade escolar.

Estou cheia de planos para o próximo ano letivo em relação a transformar a aprendizagem dos alunos em algo prazeroso e agradável.

NEUSA MARLENE SIQUEIRA


.:: comentários: