quinta-feira, janeiro 04, 2007

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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ? UFRGS

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA ? EAD

PÓLO SÃO LEOPOLDO

INTERDISCIPLINA SEMINÁRIO INTEGRADOR

TURMA ?D?

1º SEMESTRE

ANO 2006

ALUNA NEUSA MARLENE SIQUEIRA

AVALIAÇÃO FINAL 2

DOCUMENTO TESTEMUNHO







SEMANA 12/ ECS 11- POLÍTICAS EDUCACIONAIS

REFLEXÕES - POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL - EDUCAÇÃO ESCOLAR
O Brasil historicamente é marcado por lutas e mudanças no sistema educativo.
Atualmente vem se observando mudanças consideráveis nas políticas educacionais, em prol da escola pública. Programas que vem de encontro a garantir uma escola que consolidariza a qualidade do ensino, respeitando a autonomia dos sistemas e colocando a tecnologia a serviço da educação.
Os educandos atualmente provêem duma sociedade multicultural com uma diversidade de famílias, culturas, raças e níveis sócio-econômicos... A todos devemos um sistema educativo eficiente, solidário e respeitador, que cumpra com a função de formação cidadã.
É importante considerar que o ensino fundamental é uma etapa extremamente importante para o desenvolvimento integral do ser humano. Os estímulos nos primeiros anos definem seu sucesso escolar.
O Ministério da Educação, em parceria com os estados e municípios vem implantando programas e ações comprometidos com a educação básica. Entre os programas, está a ampliação do ensino fundamental para nove anos, que incluirá milhares de crianças que hoje estão fora da escola; a formação de professores, beneficiando progressivamente a todos na habilitação, formação e atualização; Programa Universidade para todos (ProUni), maior programa de concessão de bolsas de estudo da história da educação brasileira, para estudantes de baixa renda; equipamentos tecnológicos, como computadores e DVDs, além de livros didáticos, literatura, dicionários...
Com essas medidas, cabe aos estados e municípios o compromisso no cumprimento das suas atribuições de modo responsável. Ficando a cargo dos municípios, juntamente as instituições de ensino e comunidade, a elaboração de um projeto pedagógico que crie condições favoráveis para o desenvolvimento democrático dessas ações.
Para que esses programas funcionem de maneira eficaz, deve-se considerar aspectos da realidade do educando. Para isso é necessário que a instituição escolar estabeleça relações democráticas com a comunidade, com vistas à reorganização curricular.
A garantia de condições dignas de trabalho, formação e qualificação dos trabalhadores em educação; equipamentos tecnológicos educativos; escolas bem estruturadas fisicamente e principalmente o comprometimento do professor com a aprendizagem e formação cidadã de seus alunos, me leva a acreditar que é possível construir uma nova realidade educacional no Brasil.





JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DO DOCUMENTO TESTEMUNHO



Escolher uma atividade entre tantas com assuntos interessantes das quatro interdisciplinas, não é uma tarefa fácil.

Poderia escolher as atividades das interdisciplinas EPPP ou ECS que me levaram a refletir sobre Paulo Freire ou uma das atividades da TIC, mas optei por escolher a ATIVIDADE 11 DA INTERDISCIPLINA ECS, que trata das POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL, que na minha concepção é um assunto amplo e importante.

Esta atividade me oportunizou dois pontos importantes, que é o conhecimento e a reflexão.

CONHECIMENTO:

- Conhecer mais detalhadamente os atuais programas educacionais do Brasil, a nível federal, estadual e municipal e também a incumbência de cada órgão, bem como os das instituições escolares.
- Comparar as atuais políticas educacionais com as de décadas anteriores e perceber que houve uma grande evolução na educação do Brasil.




REFLEXÃO:

- Associar que este curso de formação, o qual estamos fazendo, depende das políticas governamentais adotadas, bem como, as inovações tecnológicas que aos poucos chegam às escolas (computadores, DVDS...).
- Quando falo em políticas educacionais, também não poderia deixar de mencionar Paulo Freire, que teve todo um programa educacional de transformação impedido de ser desenvolvido no Brasil, Por não ser de interesse governamental, que as classes menos favorecidas do Brasil fossem beneficiadas, em relação ao seu desenvolvimento intelectual e cultural (anos 60).
- Por fim, o papel do professor, como peça fundamental, no processo educacional de melhoria da qualidade do ensino, pois é ele que promove o desenvolvimento dos projetos, através de suas práticas cotidianas. Quanto maior os saberes do professor, melhor será a qualidade do ensino de um país.




NEUSA MARLENE SIQUEIRA


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